Médicos na Suécia substituíram um vaso sanguíneo bloqueado em uma menina de dez anos usando a primeira veia criada em laboratório a partir de células-tronco da própria paciente.
A operação, relatada na versão on-line da revista médica “The Lancet” nesta quinta (14), marca o avanço na busca de novas formas para fabricar partes do corpo.
A técnica pode abrir as portas para enxertos feitos com células-tronco que podem, por exemplo, ser usados em cirurgias para revascularizar o coração ou em pacientes que precisam de hemodiálise mas não têm vasos adequados.
A equipe sueca agora diz que está trabalhando com uma empresa para comercializar a técnica.
“Acredito que em um futuro próximo vamos conseguir transplantar veias e artérias em larga escala”, afirmou Suchitra Sumitran-Holgersson, professora de biologia de transplantes na Universidade de Gothenburg e membro do grupo que realizou a operação na menina, em março de 2011.
A vantagem de usar tecido criado a partir das células do próprio paciente é que não há risco de rejeição. Assim, também não há necessidade de usar remédios imunossupressores para combater a rejeição pelo resto da vida, como é comum em transplantes.
lista de email
27 de fevereiro de 2013 at 17:23
i do completely agree… lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email
lista de email
28 de fevereiro de 2013 at 15:52
i always say, simple is best and your website demonstrates it so well. congratulations for the good work. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email
lista de email
2 de março de 2013 at 2:38
thank you so much. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email
lista de email
15 de abril de 2013 at 19:39
i am happy i chanced on this webpage. thank you for sharing with us. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email
lista de email
16 de abril de 2013 at 20:02
it is a wonderful article, i like it, thank you very much! lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email
lista de email
18 de abril de 2013 at 10:58
nice article… lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email